Automação residencial: conectando o seu smartphone à sua casa

por 15 de março de 2016 Novidades Sem Comentários

Desde mudanças de temperatura a abertura de cortinas, diversas tarefas podem ser realizadas através da automação doméstica. O que você pode fazer com o seu dispositivo não se limita a coisas que estão na sua tela. Você pode, literalmente, controlar sua casa a partir do seu celular ou tablet. Ao invés de se levantar para acender a luz, use seu iPhone! Quer ver o que está passando ou mudar de canal? Pode usar o seu tablet.

A seguir, vamos ver algumas outras funções que parecem ter saído de um episódio dos Jetsons!

Lâmpadas espertas

As lâmpadas Hue, da Phillips, por exemplo, são de melhor e mais fácil instalação e podem ser controladas pelo smartphone ou tablet.

Elas possuem tecnologia LED e acompanham, em seu kit inicial, uma pequena central de controle que deve ser ligada à sua rede. Depois de instalar normalmente as lâmpadas e baixar o app no seu dispositivo, basta sincronizar tudo na central para conseguir controlar e mudar a tonalidade da luz através do seu dispositivo.

Você pode, inclusive, ativar as luzes da casa em algum horário específico. Além disso, é possível controlar as luzes em qualquer parte do mundo. Para isso, basta acessar o portal Hue de algum local com acesso à internet.

Segurança residencial

A americana iSmartAlarm possui alguns produtos que se integram de maneira interessante ao seu smartphone.

A iCamera Keep, por exemplo, pode ser acessada de qualquer lugar e você pode configurar a câmera através do seu dispositivo para notificá-lo caso um nível de barulho maior que o tolerado seja percebido (existem 3 níveis para serem escolhidos).

Há ainda o mesmo sistema para detectar movimento (também com intensidades diferentes a serem delimitadas) e um infravermelho para gravar à noite, possibilitando o registro de fotos do que a câmera está captando.

Controle remoto universal

O app Peel Smart Remote consegue configurar seu tablet ou smartphone como controle remoto universal para sua TV, Apple TV, Blu-rays e muitos outros. Basta se cadastrar e sincronizar os dispositivos de marcas compatíveis. Há também o bônus de poder criar favoritos, alertas de início de programas e estender a experiência para as mídias sociais, tudo através do mesmo app.

Alimentação de pets

Sim, é isso mesmo! Alguns programas, como o Petnet, montam um perfil do seu bichinho para entender quais são os hábitos alimentares dele, como calorias consumidas por dia e afins, e através de um app você pode pedir para que uma quantia de ração seja despejada ou ainda agendar os horários e dias específicos em que a comida será servida ao animal.

Maçaneta das portas

O August Smart Lock é um app que se integra a uma maçaneta da mesma fabricante, que pode ser controlada remotamente. A partir de um setup bem básico e eficiente, você pode usar um código para trancar e destrancar a porta. A maçaneta funciona através de bluetooth, mas existem acessórios que ampliam seu alcance abrindo um canal Wi-Fi.

Cafezinho

Existem algumas cafeteiras que podem ser controladas via touchscreen ou Wi-Fi, mas a Bruvelo tem uma proposta que vai além. Você pode controlar a cafeteira via app no seu Android ou iOS e a partir de um botão ordenar o preparo do café para começar bem o dia. Além disso, o aparelho permite que você crie receitas e salve para uso futuro: espuma, leite… tudo pode ser controlado e salvo.

Sabemos que a automação residencial pode sempre nos surpreender com novas funções até então inimagináveis, por isso gostaríamos de ouvir de vocês: qual app ou função essencial que acham que ficou fora da lista? Ficaram com alguma dúvida em relação a alguma das funções citadas? Comentem aqui no post para sabermos!

Comentarios

comments

Faça um comentário