Carregadores de celular poderão ter padrão universal de entrada

por 13 de agosto de 2018 Novidades Sem Comentários

A União Europeia está cogitando impor um padrão universal de carregadores de celular devido ao excesso de lixo eletrônico descartado anualmente (cerca de 51 milhões de toneladas), e aos transtornos inconvenientes causados aos usuários de Iphone e Android.

A proposta vem sendo analisada desde 2009, quando empresas como Apple, Huawei e Samsung assinaram um memorando de entendimento voluntário, que oficializava um acordo de todas as partes sobre a unificação dos carregadores de celular para modelos lançados a partir do ano de 2011. Dois anos depois, em 2013 e 2014, foram assinadas novas cartas de intenção.

“Dado o progresso insatisfatório com essa abordagem voluntária, a Comissão lançará em breve um estudo de impacto para avaliar os custos e benefícios de diferentes outras opções”, afirmou Margrethe Vestarger, comissária europeia que tutela a pasta da concorrência. Este estudo ajudará a comissária a decidir se existe a necessidade de estabelecer medidas que possam intervir nessa decisão.

Caso seja deferida a decisão, a Apple terá que criar novos acessórios com especificações internas, pois, devido ao fato de que seus cabos Lightning são uma exclusividade da marca, os usuários Apple acabam gastando mais para continuarem utilizando seus produtos. Já para marcas como Samsung e Huawei, não haverá tanto impacto, pois ambas utilizam o mesmo tipo de entrada.

CONHEÇA OS TIPOS DE CABO DE CARREGADORES

1- Type-C: 

O USB Type-C ainda está sendo introduzido no mercado e ainda são poucos os dispositivos que contam com entrada para este tipo de conector. Os únicos dispositivos que cumprem com o USB 3.1 Type-C à risca são os da linha Nexus, do Google.

2- Lightning: 

Desde 2012, todos os dispositivos iOS usam o conector Lightning para carregamento do aparelho, conexão com um computador e suporte a acessórios externos. Ao substituir o tradicional conector de 30 pinos, perdeu-se a compatibilidade com todos os acessórios anteriores.

3- Micro USB:

A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones. Como o nome sugere, essa conexão funciona como uma versão menor da porta USB do seu computador e oferece funções de carregamento, transferência de dados e, com alguns adaptadores, espalhamento de imagens na TV.

Comentarios

comments

Faça um comentário