Celular lento: 5 dicas para deixar seu celular mais rápido

por 15 de junho de 2016 Novidades Sem Comentários
Lento

Os smartphones já fazem parte da vida de muita gente. Independentemente de qual modelo de aparelho as pessoas usam, algo é sempre igual: ninguém gosta de lidar com um celular lento. Depois de um certo tempo de uso, parece que as funções vão demorando mais a serem executadas, os menus abrem de um modo mais lento e a usabilidade do dispositivo cai bastante.

Isso não significa que você precisa correr para comprar um aparelho novo. É possível recuperar muito da velocidade que o seu smartphone tinha na época em que foi comprado. É só aplicar alguns truques. Que tal se livrar de um celular lento e torná-lo quase novo?

Veja a seguir 5 dicas para deixar seu celular mais rápido:

1. Desinstale apps que você não usa

Cada aplicativo do seu smartphone é responsável por deixar o celular lento. Portanto, evite instalar tudo sem qualquer critério e acumular diversos deles no seu aparelho. Passe um pente-fino e avalie quais são mesmo importantes e os que podem ser apagados, já que você não os usa tanto assim. Use esta regra: se você não se lembra da última vez que usou um app, pode excluí-lo.

2. Apague fotos e vídeos

A quantidade de espaço disponível em um smartphone tem um impacto direto na velocidade dele. Então, não basta só desinstalar os aplicativos que você não usa. Vale a pena também dar uma boa olhada nas suas fotos e fazer uma limpeza. Que tal copiar todas para o computador e gravá-las em algum lugar? Assim, você pode excluir todas do celular, contar com muito mais espaço e deixá-lo mais rápido.

3. Desabilite os recursos visuais

A tecnologia evolui e, com ela, os celulares também ganham interfaces mais bonitas. No entanto, estes recursos visuais impactam seriamente a velocidade do seu aparelho. Troque o bonito pelo funcional e retire o papel de parede animado, menus dinâmicos, transparências e o que mais for possível. Explore as opções visuais do seu smartphone e desabilite as que encontrar.

4. Arquivos temporários deixam o aparelho lento

Todo tipo de arquivo armazenado no celular possui um impacto negativo na velocidade dele. Alguns apps armazenam dados temporários que acabam permanecendo na memória por mais tempo do que deviam, acumulando muito lixo rapidamente. Estes arquivos costumam ser chamados de “cache” e são bastante volumosos principalmente no caso de aplicativos de redes sociais, como o Facebook, Twitter, Snapchat, entre outros. No Android, você pode acessar as configurações e limpar o cache individualmente de cada um. Infelizmente, não é possível fazer isso no iPhone, mas basta desinstalar o app e instalá-lo de novo para ter o mesmo efeito.

5. Restaure o aparelho

Este é um caminho mais extremo, mas também é aquele com garantias de fazer a maior diferença para a velocidade do seu smartphone. A maioria dos modelos de celulares possui dentro de suas opções uma função que restaura o dispositivo para as suas configurações de fábrica. Ou seja, ele vai apagar todos os seus aplicativos, fotos, vídeos, contatos e mais. Quando o processo terminar, você terá tudo como se ele tivesse acabado de ter sido comprado.

Deixar o seu smartphone mais rápido é uma questão bastante simples: basta seguir estes passos para sempre garantir um aparelho mais veloz mesmo que ele não seja um último modelo. Conhece outro truque para evitar celular lento?

Então deixe sua recomendação nos comentários.

Comentarios

comments

Faça um comentário