Como economizar bateria do seu smartphone ou tablet

por 30 de maio de 2016 Novidades Sem Comentários
Bateria, battery, carregadora

A principal forma de economizar energia no smartphone ou tablet é adotar alguns novos hábitos que mudam um pouco a forma como lidamos com esses aparelhos, mas, por outro lado, aumentam a autonomia da bateria. São técnicas simples, mas que fazem a diferença no fim do dia.

A maioria das baterias atuais, embora tenham evoluído bastante com o passar dos anos, ainda não são capazes de garantir uma boa duração. Nós sabemos como é chato ficar sem o aparelho durante o dia porque a bateria não aguentou ou correr desesperadamente atrás de uma tomada.

Com nossas dicas sobre como economizar energia, isso deixará de fazer parte do seu cotidiano. Descubra abaixo!

Como economizar energia: 5 dicas práticas

1. Desligue conexões quando não estiver usando

Wi-fi e bluetooth buscam conexões o tempo todo quando estão ativados, por isso, a menos que você esteja utilizando essas conexões, desligue-as. Já a conexão 3G/4G também deve ser desligada sempre que não estiver em uso, a menos que você precise receber notificações de e-mail e outros serviços em tempo real.

Ah! Se puder escolher entre rede de dados (a internet da operadora) ou wi-fi, fique com a segunda opção que, além de economizar seu plano de internet, gasta menos bateria.

2. Controle o brilho da tela

A tela é a principal responsável pelo consumo de bateria nos smartphones e tablets. Normalmente o brilho mínimo é suficiente em ambientes internos, então procure aumentá-lo somente quando exposto à luz do sol. Outra alternativa é ativar o brilho automático, que ajusta a luminosidade para as condições ambientes.

3. Desinstale aplicativos desnecessários

Quando falamos sobre como economizar energia dos dispositivos portáteis, muitas vezes essa dica passa despercebida. Alguns aplicativos rodam em segundo plano sem parar, e isso obviamente gasta energia. Alguns desses aplicativos são úteis, mas outros podem dispensáveis, por isso, faça uma avaliação dos seus apps instalados e remova aqueles pouco usados.

4. Ligue o modo avião quando estiver sem rede

Todo smartphone e muitos tablets se conectam à rede das operadoras para fazer ligações e utilizar a internet, mas, se você estiver numa área sem sinal, ative o modo avião. Quando esses aparelhos ficam sem rede eles passam a buscar sinal intensamente, o que eleva o gasto de bateria. Então, vale a pena desligar o modo avião apenas quando souber que a área onde você está possui cobertura.

5. Pegue leve com os vídeos e jogos

Sim, dentre os aplicativos, esses são os maiores vilões de consumo de energia. Como demandam muito processamento para funcionarem, o aparelho começa a trabalhar em “potência máxima” e, por consequência, o consumo de bateria é maior. É claro que você não precisa abandonar esse tipo de uso, mas recomendamos o uso com moderação – especialmente quando estiver longe de um carregador.

Soluções para carregar sua bateria

O mercado percebeu a demanda por baterias melhores e correu para atender essa necessidade. Daí surgiram algumas soluções interessantes, como as cases para smartphone com bateria externa acoplada, que aumentam a autonomia do aparelho.

A BoostCase e a Mophie são dois bons exemplos. Elas se encaixam no seu telefone como se fossem capas de proteção normais, mas com um diferencial: a bateria acoplada permite que o seu aparelho tenha uma autonomia maior, capaz de durar o dia inteiro sem preocupações. Além de protegerem o aparelho, a Mophie, por exemplo, promete oito horas a mais de navegação na internet. Bom, não?

As chamadas powerbanks são outra tendência nesse mercado. Diferente das capas acima, elas não ficam acopladas no aparelho, mas podem ser levadas na mochila ou na bolsa e, conectando-as ao aparelho com um cabo USB, você consegue carregá-lo onde estiver, sem depender de uma tomada. Algumas marcas de confiança, como a Asus, comercializam suas powerbanks. Vale a pena dar uma olhada.

E já que estamos falando de acessórios, que tal conhecer algumas soluções bem legais para o seu dispositivo? Conheça oito acessórios que você deve comprar para o seu smartphone!

Comentarios

comments

Faça um comentário