mAh: Entenda o que é e o que tem a ver com seu celular

por 2 de agosto de 2016 Novidades Sem Comentários
Bateria, mah, miliamperes

Você já parou para pensar em quanto os celulares evoluíram na última década? Já pensou que há pouquíssimo tempo ainda tínhamos aparelhos que serviam apenas para fazer ligações e receber mensagens de texto? Pois é, tanto o hardware (o aparelho em si) quanto as aplicações tecnológicas embutidas nele se desenvolveram de uma forma surpreendente — resultado da corrida pela preferência dos consumidores, mas também em resposta ao comportamento deles (para se ter uma ideia, foram vendidos mais de 54.5 milhões de smartphones no Brasil em 2014, em média 104 unidades por minutos).Mas nem tudo são flores. Um dos problemas enfrentados ainda hoje pelos fabricantes de celulares é a baixa autonomia das baterias e é aí que entra o conceito de Miliamperes-Hora, ou, simplesmente, mAH. Já viu essas três letrinhas na bateria do seu telefone?

O que é mAh?

mAh é a abreviação de miliamperes-hora, a unidade de medida usada para indicar como as baterias são classificadas em suas capacidades — quanto maior os miliamoreres-hora, mais poderosa é a bateria. Tecnicamente falando, mAh é uma subunidade de carga elétrica que indica a transferência de uma determinada corrente ao longo de uma hora.

Um pouco confuso, né? Vamos exemplificar: uma bateria de 2.500 mAh tem a capacidade de transferir até 2.500 miliamperes em uma hora. Em teoria, o valor mAh descreve a carga de energia que uma bateria realizará e quanto tempo o dispositivo poderá ser executado antes que a bateria precise ser recarregada. Mas essa não é uma verdade absoluta, como você verá a seguir.

Capacidade X consumo: dispositivo com mais funções consome mais bateria

Nessa lógica, uma bateria com 2.000 mAh terá capacidade de consumo de 200 mA por até 10 horas. Diferentemente de uma bateria 3.000 mAh, que será capaz de manter um aparelho de 350 mA por apenas 8 horas. Difícil de entender? Veja o exemplo a seguir:

O iPhone 5S vem com uma bateria de 1.560 mAh. Já seu maior concorrente, o Galaxy S4 conta com bateria de 2.560 mAh. Olhando assim temos logo a impressão de que a Samsung venceu a Apple no quesito bateria, certo? Errado. Como o Galaxy consome mais energia, principalmente pelas particularidades de sua tela, seu consumo acaba ficando muito parecido com o iPhone.

Portanto, dois aparelhos com valor mAh iguais — ou até um com valor maior — podem consumir a bateria de maneiras diferentes conforme suas especificações, como tela, processador, etc.

Celular de 10 mil mAh? Pode acreditar!

Você está cansado de se deparar com a incapacidade da bateria do seu celular diante do volume de uso? Então, preste atenção nesse anúncio da empresa chinesa Oukitel: em breve, chegará ao mercado o primeiro smartphone com bateria de impressionantes 10.000 mAh!

Apelidado de U9, o celular inteligente não deverá ser mais espesso do que os modelos a que estamos habituados hoje (a empresa divulgou imagens do mock-up, o protótipo, para dissipar esta dúvida). De acordo com informações do portal TechMundo, a tela do U9 terá resolução Full HD (1920×1080 pixels), o processador será octa-core e o aparelho terá 3 GB de memória RAM. O sistema operacional deve ser Android 5.1.

Isso tudo deve fazer com que o aparelho custe uma fortuna, certo? Nada disso, a empresa já anunciou que o produto custará módicos US$ 200. Parece um bom investimento!

Então, deu para entender melhor o que é mAh? Tem mais alguma dúvida a respeito disso? Deixe seu comentário!

Comentarios

comments

Faça um comentário