Fim da banda larga ilimitada: tudo o que você precisa saber sobre a mudança

por 19 de abril de 2016 Novidades Sem Comentários
fim da banda larga ilimitada

Em fevereiro deste ano a Vivo anunciou uma mudança  que pegou muita gente de surpresa: a partir de agora os planos de banda larga ADSL virão com franquia de dados, que varia de acordo com a velocidade contratada. A Vivo pretende iniciar o controle do consumo dos seus clientes a partir do ano que vem e outras operadoras poderão seguir pelo mesmo caminho.

Esta mudança causou uma reação negativa entre os consumidores. Por isso, vamos ajudar você a entendê-la melhor, descobrir as vantagens e desvantagens da banda larga ilimitada e saber como se preparar para a mudança.

O que muda com o fim da banda larga ilimitada?

Todos os planos de internet da Vivo com a tecnologia ADSL passarão a contar com um limite de dados por mês e, assim como nossos planos de internet no celular, a conexão será cortada após ultrapassar este limite. Será preciso controlar o uso da internet na sua casa, principalmente, dos serviços que consomem muitos dados, como Netflix, YouTube e jogos on-line, para chegar ao fim do mês ainda com internet.

Outras operadoras, como a Oi e a NET, possuem franquias de dados em seus planos e é possível que passem a praticá-las, seguindo o mesmo caminho da Vivo.

Eu serei afetado pela mudança?

Clientes da Vivo ADSL com contratos anteriores à mudança não estão sujeitos aos novos limites, mas não podem trocar de plano. A Oi inclui franquia de dados nos seus contratos desde 2008, clientes com contratos assinados a partir deste ano podem ser afetados, e a NET tem esta cláusula desde que começou a operar com banda larga. Note que a Oi e a NET não anunciaram mudanças, mas podem começar a praticar os limites quando quiserem.

Seja qual for sua operadora, analise o contrato e verifique se consta alguma cláusula com limite de consumo. Se não houver, você está protegido desde que não aceite um novo contrato — e isto inclui reduções de preço e promoções que a operadora venha a oferecer com intuito de fazê-lo assinar um novo contrato que possua franquia de dados.

Qual posição da Anatel?

A Anatel, agência que regula o setor de telecomunicações, foi consultada e posicionou-se ao lado das operadoras. O órgão entende que a mudança é benéfica para os usuários que fazem pouco uso da rede, pois estes acabam financiando os que usam com mais intensidade.

A explicação do superintendente de competição da agência, Carlos Baigorri, é que no modelo atual os consumidores que usam pouca internet são prejudicados, já que o preço do serviço é definido por uma média entre os que usam poucos dados e os que usam muitos, e este segundo grupo puxa os valores para cima. Sendo assim, aqueles que consomem poucos dados pagam pelos que utilizam um alto volume.

Quais as vantagens e desvantagens?

Pela argumentação da Anatel, espera-se que a imposição das franquias ocasione uma queda nos preços do serviço, mas é difícil acreditar que as operadoras reduzirão seus valores. A principal vantagem deste novo modelo é que a franquia tende a reduzir o congestionamento na rede e, assim, a aumentar a velocidade para os usuários.

Por outro lado, o usuário perde a liberdade de usar sua conexão livremente e precisa controlar o uso de todos que se conectam a internet na sua casa. Será realmente preciso controlar a internet de casa como controlamos a do celular. Especialistas afirmam que as franquias impostas pela Vivo são insuficientes para as necessidades dos consumidores.

Como se preparar para a mudança?

Se você estará entre os usuários afetados, é importante adotar a rotina de verificar o seu consumo de dados pelo site da operadora ou através de aplicativos desenvolvidos para este fim. Também será preciso impor limites para todos os usuários da internet na sua casa, para que um não use toda a internet e prejudique os demais, controlando o acesso de terceiros.

Se você escapou da mudança, evite trocar o seu contrato mesmo que a oferta seja tentadora, pois os novos provavelmente virão com limitações.

Qual é a sua opinião sobre o fim da banda larga ilimitada? Você é um dos afetados pelas mudanças? Escreva pra gente nos comentários!

Comentarios

comments

Faça um comentário