Chromecast: saiba como utilizar seu smartphone na tela da TV

por 30 de novembro de 2016 Novidades Sem Comentários
google chromecast um google chromecast dois

Durante os últimos anos, a internet tem caminhado em direção à televisão com rapidez. Não faz muito tempo que, para assistirmos conteúdo online na sala de casa, era necessário plugar o computador na TV, muitas vezes usando acessórios como adaptadores e teclados e mouses sem fio. Nada prático.

Depois, as soluções foram evoluindo com a chegada dos set-up boxes conectados à internet, como o Apple TV, cuja primeira versão foi anunciada em 2007. Hoje, quase dez anos depois, as coisas são ainda mais fáceis: com o Google Chromecast, um dispositivo um pouco maior que um pendrive, é possível ter acesso a diversos serviços de filmes e músicas da web de um jeito muito prático. Vamos descobrir como!

Como funciona o Chromecast?

O aparelho multimídia do Google não é uma máquina com alto processamento. Pelo contrário! Ele sequer armazena conteúdo. O Chromecast trabalha inteiramente baseado na internet e na sua rede local, em conjunto com outros dispositivos como o smartphone, o tablet e o notebook.

Funciona assim: se você quer assistir a um filme no Netflix, por exemplo, basta abrir o aplicativo do serviço no celular, escolher o filme e apertar o botão que envia o comando para o Chromecast. A partir daí, o dispositivo do Google fará todo o trabalho para que o filme seja exibido na TV, e o seu smartphone será utilizado como uma espécie de controle remoto.

Fique tranquilo! Como é o Chromecast que trabalha para transmitir o conteúdo pela internet, seu celular não vai gastar muita bateria.

Como configurar o Chromecast?

Passo 1

Conecte o seu Chromecast a uma entrada HDMI da TV e, também, a uma fonte de energia que pode ser tanto uma porta USB do próprio televisor quanto uma tomada tradicional.

Passo 2

Seu celular deve estar na mesma rede do Chromecast. Faça o download do aplicativo Google Home, disponível tanto para Android quanto para iOS, abra-o, toque em Dispositivos e, depois, selecione o dispositivo conectado à TV.

Passo 3

Um mesmo código aparecerá tanto na televisão quanto no smartphone, então, toque em “Estou vendo o código”. Agora, escolha o nome do seu Chromecast (que pode se chamar “TV do quarto”, por exemplo) e conecte-o à rede sem fio da sua casa.

O Chromecast está pronto para usar!

Como consumo conteúdo no dispositivo?

Agora que você já concluiu a configuração do Chromecast, assistir filmes, ouvir músicas e consumir outros conteúdos multimídia é muito prático.

Primeiro, instale e abra um dos aplicativos de serviços compatíveis com o player do Google — descobriremos alguns deles a seguir.

Então, basta selecionar o conteúdo que você quer transmitir na TV e apertar o botão que envia o conteúdo para o Chromecast. Ao fazer isso, o dispositivo automaticamente iniciará o streaming e você poderá controlá-lo diretamente pelo app do serviço, no celular ou tablet.

Você também pode espelhar o seu Google Chrome na tela da TV, para navegar na internet. Basta instalar o plugin Google Cast no navegador.

Quais serviços são compatíveis?

Segundo o Google, milhares de aplicativos já são compatíveis com o Chromecast. Alguns dos principais são:

  • Vídeos, filmes e séries: Youtube, Netflix, Google Play Filmes, Twitch, Crackle, Vevo e TED.
  • Músicas e podcasts: Spotify, Tunein Radio, Deezer, Beyoundpod e Pocket Casts.
  • Jogos: Just Dance Now, Alien Invaders, Big Web Quiz e Snake.

Veja a lista completa.

Quanto custa um Google Chromecast? Vale a pena?

O Google vende o dispositivo no Brasil por meio de parceiros do varejo, como as Casas Bahia, Ponto Frio, Walmart, Submarino e Americanas. Os preços variam desde R$ 290 até R$ 363, portanto pesquise bem antes de fechar a compra.

Se você é do tipo que consome muito conteúdo via streaming, principalmente vídeos, mas não tem uma smart TV, sem dúvidas o aparelho do Google é a melhor opção do mercado. A compatibilidade com os principais aplicativos e a forma simples de usar, sem necessidade de gambiarras, são seus grandes diferenciais.

E aí? Gostou de saber tudo sobre o Chromecast? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Google+) e descubra outras dicas legais como essa!

Comentarios

comments

Faça um comentário