Saiba tudo sobre internet 5G

por 2 de janeiro de 2019 Softwares e Apps Sem Comentários
Internet 5G

Nos últimos anos, com o aumento dos smartphones na sociedade, cresceu também o uso da internet móvel. Ao longo da última década, o brasileiro experimentou as tecnologias 3G, 4G e, recentemente, a 4.5G. Este ano, porém, o mundo já se prepara para a chegada da internet 5G, que promete ser bem mais rápida que a atual. Mas, como é comum no país, a novidade chegará com um certo atraso, mais precisamente depois de 2020.

O que é internet 5G, afinal? 

O nome 5G quer dizer “Quinta geração de redes móveis” e, como o leitor já deve ter deduzido, ela é uma evolução da internet 4G.

Desenvolvida na Coréia do Sul, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, ocorridos no país asiático. Contudo, somente em meados de 2019 é que a internet 5G estará de fato funcionando em todo o território coreano.

Isso representa um marco para a Coréia, pois ela será o primeiro país a utilizar a tecnologia, que, ainda este ano, também estará disponível na Europa e Estados Unidos.

No Brasil, a quinta geração de internet móvel, que é 100 vezes mais rápida que a 4G, só deve chegar depois de 2020. Pelo menos foi isso o que deixou claro a operadora Vivo.

Quais as vantagens? 

A velocidade é a grande vantagem da internet 5G. Com ela, as transferências de dados serão feitas praticamente em tempo real. Isso quer dizer que você poderá baixar um vídeo de 3GB, por exemplo, em menos de meio segundo. Ou, ainda, realizar uma cirurgia em dois continentes diferentes com o auxílio de um robô. Enquanto o médico está enviando os comandos na Ásia, o paciente está sendo operado pela máquina no Brasil, por exemplo.

Porém, nem só de coisas boas vive a tecnologia. Como quase toda criação humana, a internet 5G também apresenta seus lados negativos, que são alvo de discussão nas academias.

Desvantagens da internet 5G 

Um fator que preocupa especialistas é o financeiro. Há quem considere a tecnologia muito cara. Existe também o problema do consumo de energia necessário para fazer a internet 5G funcionar em um aparelho. Com ela, a bateria dos celulares não durará muito tempo.

Outra questão é a desigualdade digital que a ferramenta ajudará a aumentar. Em muitos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, a tecnologia 3G chegou há pouco tempo. Ou seja, enquanto algumas nações estarão começando a caminhar, outras estarão correndo a passos largos.

Leia também

Conheça o novo Mi Play, da Xiaomi

Confira os lançamentos de celular em 2019

Como descartar celular velho?

 

Comentarios

comments

Faça um comentário