Vídeos em dispositivos mobile: a evolução das tecnologias de telas

por 22 de março de 2016 Novidades Sem Comentários

Cada nova geração de dispositivos mobile high-end apresenta uma série de novidades e inovações para melhor satisfazer seus usuários e atrair novos adeptos. Entre tantas inovações, as telas de smartphones ganharam papel importante. As tecnologias surgem a cada nova versão para melhorar a resolução gráfica dos aparelhos, trazendo novos conceitos para proporcionar diferentes formas de gravar e visualizar vídeos, com maior profundidade e qualidade, e também para ajudar a tirar fotos ainda mais belas e nítidas.

Neste post vamos descrever as últimas tecnologias para telas de dispositivos mobile e mostrar como elas mudarão o jeito de assistir qualquer tipo de conteúdo. Confira!

Telas 4K

As telas 4K são o que há de mais recente em termos de tecnologias para dispositivos móveis. Principalmente, devido ao seu alto poder de resolução, qualidade das imagens e a nitidez da visualização.

Isso é possível, pois os dispositivos com telas de 4k, ou Ultra HD, possuem quatro vezes mais pixels do que os em Full HD — 8.294.400 contra 2.073.600 —, o que produz imagens mais nítidas, brilhantes e com menos variações de cores, deixando praticamente imperceptíveis os pontos formadores das imagens na tela, os pixels.

Porém, existem dois grandes limitadores para o crescimento desta tecnologia: conteúdos produzidos neste formato ainda são raros e, principalmente, a adaptação da resolução 4k para dispositivos móveis com telas de poucas polegadas, como os smartphones.

Telas curvas e flexíveis

A flexibilidade e curvatura sutil das telas de smartphones como do Samsung Galaxy Round, Samsung Galaxy S6 Edge e do LG G Flex, também são novidades que aos poucos vêm conquistando os usuários dos dispositivos móveis por melhorar o desempenho da tela e a qualidade das imagens emitidas no display.

Além disso, essas duas características diminuem a incidência de reflexos tanto da luz ambiente como da luz natural sob o visor do aparelho, diferente do que ocorre em telas planas, facilitando a visualização da imagem em qualquer lugar. Isso faz com que também haja uma menor necessidade de brilho e luminosidade emitido pelo dispositivo, o que reduz seu consumo de bateria.

OLED / AMOLED / Super AMOLED

Algum tempo atrás, a maioria das telas dos dispositivos móveis era feita em LCD. Com a evolução tecnológica, houve a migração para o OLED (Diodos Orgânicos Emissores de Luz, em português), que deixaram as telas mais finas, leves e nítidas.

Seguindo a evolução, surgiram as telas AMOLED, com os mesmos diodos orgânicos emissores de luz, porém, provenientes diretamente da matriz ativa TFT (Thin Film Transistor ou, em português, Película Fina de Transistores), que oferece um tempo de resposta três vezes maior e melhor controle sobre cores e luzes emitidas no display, o que eliminou rastros deixados na tela, gerando economia de energia e maior fidelidade nas cores exibidas na tela nos mais diferentes ângulos.

E as inovações não pararam por aí. Chegamos à Era do Super Amoled! A Samsung aperfeiçoou esta tecnologia e conseguiu produzir um mecanismo ainda melhor, que deixa os aparelhos mais rápidos e leves.

Isso foi possível graças à eliminação de uma camada de vidro acima do display, o que fez as telas ficarem ainda mais sensíveis ao toque. Esse avanço permitiu a fabricação de aparelhos mais leves, com maior taxa de resposta ao toque e mais rápidos, com a tela mais nítida e menor gasto de bateria.

Tela antibacteriana

Como se não bastasse, a Gorila Shield, desenvolvedora da película mais resistente do mercado, está para lançar uma nova proteção para telas, ainda mais transparente, com incidência de reflexos quase nulas, e antibacteriana, com capacidade de eliminar germes e bactérias.

Tecnologia muito bem-vinda e oportuna, afinal de contas, de acordo com diversas pesquisas, os smartphones são os objetos com maior quantidade desses micro-organismos.

E para você, qual a melhor tecnologia para telas dos dispositivos móveis? Qual você gostaria que você lançada? Deixe seu comentário e conte para nós.

Comentarios

comments

Faça um comentário