Vírus no celular: 6 mitos e verdades que você precisa saber

por 14 de junho de 2016 Novidades Sem Comentários
Vírus, virus, android, celular

Os smartphones têm se parecido cada vez mais com computadores, tornando-se aparelhos extremamente avançados, com memória extensa e processadores velozes. Porém, assim como os PCs, os celulares também começam a ser destino para a criação de vírus digitais dos mais variados tipos. Por isso, é preciso ter cuidado, já que a forma como utilizamos o smartphone é ainda mais pessoal que os PCs, já que nele ficam armazenadas fotos pessoais, conversas, dados bancários e informações das nossas redes sociais.

No artigo de hoje, falaremos sobre 6 mitos e verdades que você precisa saber sobre vírus no celular. Acompanhe!

1. Principais formas de ameaça

O tipo de ameaça mais comum são os malwares. Estamos falando de programas maliciosos que são dedicados a roubar informações do usuário e utilizá-las não apenas para reenviar spams, mas também para comprar produtos e serviços sem o consentimento do usuário. Nos celulares, eles são encontrados em versões gratuitas de aplicativos pagos através de alteração em linhas de código. O Google e a Apple fazem um trabalho pesado para que esses softwares não estejam em suas lojas de aplicativos, porém, é importante ficar atento a comentários adversos quando for instalar um novo aplicativo.

Apesar de ser um método pouco comum no Brasil, o antigo SMS também é uma forma eficiente de transmitir vírus. Por meio do uso de mensagem anexas, como imagens que precisam ser abertas externamente, softwares maliciosos acabam se instalando no seu gadget. Também vale lembrar que, da mesma forma que os PCs, arquivos anexos em e-mails devem ser abertos com cautela.

2. Androids são mais seguros

Devido à sua natureza aberta, muitas pessoas acreditam que o sistema do Google é pouco seguro. No entanto, poucos sabem que, no Android, apenas aplicativos com procedência conseguem ser instalados. Caso essa etapa seja ultrapassada, ainda existem outras cinco garantindo integridade do aparelho.

Por outro lado, mesmo mantendo um rígido controle sobre os aplicativos em sua loja, a Apple se mostra mais aberta a vírus com o seu iPhone. Em um relatório realizada pela Symantec, uma das maiores empresas de segurança na web, foram encontradas 387 falhas de segurança no sistema iOS. Já no Android foram encontradas apenas 13.

3. Vírus podem queimar o celular

A intensão de um vírus de computador ou celular é enviar informações para o seu criador, ou seja, gerar alguma ação lucrativa. Dificilmente a intenção do hacker é inutilizar o seu aparelho. Pode acontecer, mas é extremamente incomum.

4. Vírus drenam a bateria

A bateria do seu telefone dura pouco não apenas devido a um vírus — teoricamente, eles drenam pouquíssima energia. Mas como estamos falando de um programa sendo executado de forma oculta, podemos afirmar que sim, ele acelera o consumo da sua bateria. Basta lembrar que ele está utilizando capacidade de processamento e, em alguns casos, até a sua conexão com a internet e dados de GPS.

5. Os antivírus não funcionam

Este é um assunto muito desanimador para alguns. Devido à natureza dos sistemas operacionais dos smartphones, programas de antivírus “de verdade” não conseguem funcionar, pois não têm acesso à raiz (root) do sistema. O que programas atuais fazem é apenas verificar assinaturas de dados e de códigos suspeitos. Por conta da sua eficiência questionável, não recomendamos o uso de antivírus para celular.

6. O que fazer contra vírus no celular

Você não está totalmente desamparado quanto aos vírus de celular. Felizmente, existem programas que ajudam a inibir a instalação de programas maliciosos. Recomendamos o Avast e o 360 Mobile Security. Eles irão verificar apps antes que você os instale, fazendo uma longa verificação, de forma a prevenir que algo nocivo seja instalado no seu aparelho.

Já teve algum problema com vírus no celular? O que você faz para manter o seu aparelho livre deles? Conte para a gente utilizando os comentários abaixo!

Comentarios

comments

Faça um comentário