Os telefones celulares se tornaram tão sofisticados que passaram a reunir várias funções, muito além da simples ideia de fazer chamadas para outras pessoas. E isso também fez encarecer o preço dos aparelhos, deixando-os não só com um poderoso apelo de consumo, como também fazendo com que seus usuários tomem cuidados duplicados para proteger seus smartphones — e, consequentemente, seus investimentos.
Com a popularidade das telas maiores no mercado, um acessório passou a ser cada vez mais consumido também: as películas de proteção. Mas há inúmeros tipos à venda: feitas de PET, de vidro temperado, blindado, etc. Você sabe qual é a real diferença entre esses modelos? Saiba mais sobre as diferentes películas de vidro e veja qual a melhor para o seu smartphone!
Película de PET (politereftalato de etila)
Esses modelos são bastante finos e flexíveis e correspondem ao tipo mais popular e barato de proteção para a tela do seu smartphone. O material é um plástico 100% reciclável e tem custo de produção relativamente baixo. O acessório é eficiente em sua função básica de proteger a sua tela contra riscos e danos mais leves, sem modificar o design do smartphone — que você tanto demorou a escolher e levar para casa.
Em compensação, o PET tem baixa durabilidade: os riscos ficam na película com o tempo de uso. Não deixa de proteger seu aparelho, mas você terá que trocá-la com mais frequência para manter um visual limpo.
Película de vidro temperado
Esse modelo tem por objetivo oferecer uma proteção maior. Às vezes, os fabricantes tratam de anunciá-las com o nome de película blindada, mas a verdade é que o vidro com o qual se faz o acessório passa por um tratamento térmico específico que amplia as propriedades de sua resistência mecânica e solidez. Esse é um passo à frente das películas tradicionais para a sua tela, porque oferece uma boa proteção, mas sem mostrar os riscos em sua superfície.
Se o seu aparelho cai no chão ou sofre um grande impacto frontal, a película absorve o choque e dificilmente trinca. Mas o material, em contrapartida, deixa o smartphone mais grosso, normalmente com 3 a 5 milímetros de espessura — o que não afeta a sensibilidade da tela do aparelho. E, é claro, custa um pouco mais caro.
Película de policarbonato
Aqui, o material da vez volta a ser o plástico. Contudo, o policarbonato é um dos plásticos mais resistentes que existem, com boa transparência e maior resistência a impactos mais fortes. As principais características do material são a alta resistência mecânica e a sua ótima estabilidade dimensional, o que faz com que ele seja utilizado na fabricação de várias peças importantes de proteção, como janelas à prova de balas e as viseiras de capacetes para motociclistas.
O que se ganha em resistência nesse modelo, no entanto, perde-se em estética: a película exibe ainda mais riscos do que uma película feita de vidro. Isso aumenta a descartabilidade do objeto, fazendo com que o usuário tenha que substituí-lo mais vezes.
Essas são as principais películas colocadas à venda no mercado. E é bom pensar em proteger o seu aparelho o quanto antes, pois o preço de uma tela nova pode custar até 80% do valor do smartphone. Você sabia disso? Por isso, é muito mais vantajoso encontrar a proteção certa para o seu telefone antes de acabar no prejuízo.
Como você tem cuidado de seu smartphone? Já teve que trocar uma tela quebrada?
Share the post "Película de vidro, blindada, vidro temperado. Qual a real diferença?"