Segurança das informações: como proteger seu smartphone

por 4 de julho de 2016 Novidades Sem Comentários

Os dispositivos móveis são o novo alvo de ataques digitais. Aparelhos como celulares e tablets podem ser atingidos por ameaças a segurança, como vírus e DNS hijacking. Essas técnicas estão sendo direcionadas para aparelhos onde a maioria dos usuários sente-se confortável para executar operações financeiras, trocar informações confidenciais e armazenar senhas.

Aprender sobre os perigos virtuais é apenas o primeiro passo para conseguir se proteger. Se você quer saber as principais técnicas de segurança privada para dispositivos móveis, leia o nosso texto de hoje!

5 técnicas de segurança da informação mobile

1. Sempre baixar aplicativos das lojas oficiais

Dispositivos Android são conhecidos pela liberdade que dão aos seus usuários. Com alguns cliques, é possível alterar todos os detalhes do aparelho. Temas configurações e a forma como informações são exibidas podem ser personalizadas para combinar mais com o perfil do usuário.

Essa liberdade também possui um revés. A instalação de aplicativos pela loja não oficial do Google é uma tarefa simples e que deve ser evitada. Apps que não são distribuídos na Play Store não passaram pelos testes de segurança do Google. Ao utilizar um app de fonte desconhecida, o usuário pode ter dados roubados, compartilhar SPAM e até ter prejuízos financeiros.

2. Não utilizar aplicativos que façam requisitos em excesso

Sempre que um novo aplicativo é instalado, o sistema libera uma série de autorizações para o programa. Elas permitem que os recursos mais básicos do dispositivo sejam utilizados sem que a experiência de uso do app seja comprometida. Em alguns casos, como nas versões mais recentes do Android e no iOS, muitos recursos ficam travados para o aparelho para a segurança do usuário.

No entanto, para ter acesso à câmera, aos contatos ou aos serviços de localização, o app precisa pedir a autorização expressa do usuário. Isso impede que um desenvolvedor tenha o acesso não autorizado aos dados privados do usuário. Como essa camada de segurança não está disponível em todos os aparelhos do mercado, sempre verifique quais recursos são utilizados por um app antes de instalá-lo. Se você desconfiar de algo, procure outro aplicativo que faça a mesma função e mantenha a sua privacidade a salvo.

3. Utilize um software de segurança

O compartilhamento de cartões de memória ou o simples ato de conectar um telefone em um computador público pode infectar o aparelho com softwares e scripts maliciosos. Sempre que possível, instale um aplicativo de segurança no seu aparelho. Ele fará a verificação constante dos seus arquivos para garantir em busca das ameaças mais recentes, garantindo a confiabilidade de seus dados.

4. Evite sites desconhecidos

Muitos ataques virtuais de roubo de dados são feitos por meio de sites falsos. Evite o acesso a links que pareçam com SPAM ou que redirecionem para páginas desconhecidas. Elas podem possuir links e scripts que buscam simular uma página real e que roubam dados como senhas e números de cartão de crédito. Além disso, sempre verifique o certificado de segurança das páginas de login. Ele é a garantia de que a página é confiável e utiliza bons padrões de segurança da informação.

5. Procure não utilizar redes públicas

Muitos aeroportos e pontos turísticos possuem redes públicas para o uso por visitantes e turistas. Sempre que possível, evite compartilhar dados pessoais ou efetuar operações que envolvam informações financeiras nesse tipo de conexão. Assim, você evita ataques do tipo “man in the midle“, onde uma pessoa captura todos os pacotes de dado de uma conexão em busca de registros de senhas e cartões de crédito.

Melhorando a segurança digital em qualquer lugar

Os dispositivos mobile estão totalmente conectados às nossas vidas. Eles são utilizados diariamente para o compartilhamento de informações, compras, envio de mensagens e até o pagamento de compras. Justamente por isso, muitos hackers passaram a visar esses dispositivos. Hoje, os aparelhos mobile são a “última fronteira” dos crimes digitais.

Quem quer ficar protegido deve tomar uma série de cuidados. O uso de redes públicas, a instalação de aplicativos de fontes não confiáveis e o acesso a sites desconhecidos coloca o usuário em uma situação de risco. Sempre evite situações onde a segurança digital pode ser comprometida. Assim, os seus dados estarão livres de pessoas má intencionadas.

Quer ficar por dentro das melhores técnicas de segurança mobile? Assine a nossa newsletter!

Comentarios

comments

Faça um comentário